Make your own free website on Tripod.com

Ecologialab

Começo | Caderno de campo | Segurança no campo | Protocolos | Seleção Natural | Conceito de Espécies Morfõlogocas | Conceito de Espécies Filogenéticas | Avistamentos e Incidencias | Formulário para a prática de avistamentos | Simulando populações - Efeito de El Niño | Populações Vegetais | Jogo de Lotka e Volterra | Caos na dinâmica populacional | Simulando Populações - II | Análise Populacional | Marcação e Recaptura | Questionário sobre Marcação e Recaptura | Avaliação de Habitat | Parcelas | Vizinho mais próximo | Análise de Viabialidade Populacional | Contato

Simulando populações - Efeito de El Niño

comorant.jpg

Como El Nino afeita
os Animais em ilhas?

Experimento: Uma simulação do efeito do El Nino sobre animais e a disponibilidade de alimento

A Questão: Qual efeito El Nino exerce sobre animais costeiras?

Os Hipóteses:
Ho- não detectaremos um efeito quando o número de pessoas (animais) ou itens alimentares (balas) diminua.

Hipóteses Alternativos-
H1- Se a comida disponível (balas) diminua, então algumas pessoas (animais) obterão menos alimento.

H2- Se o número de pessoas diminua, então todas as pessoas obterão mais alimento.

Horizontal Divider 19

Premissa:

Durante um ano do El Nino, água quente é gerado no Oceano Pacifico tropical e empurrado a costa das Américas. Esses correntes quentes mantém as temperaturas da água na costa de Califórnia maior que normal, e proíbem que os correntes de resurgênça ocorrem.
A resurgênça é um processo no qual á água marinha profunda e fria que flua no fundo do mar suba a superfície na costa. Essas águas frias e profundas são ricas em nutrientes, que permitem o crescimento de fitoplâncton. Onde existem muitas plantas, existem muitos animais herbívoros. Onde existem muitos animais herbívoros, existem animais maiores que se alimentem desses, etcetera; Isso é uma cadeia alimentar. As aves marinhas geralmente ocupam posições superiores na cadeia alimentar, o que implica que comem animais grandes que comem animais herbívoros pequenos.
O que acontece quando há menos nutrientes devido ao El Nino que para a resurgênça? Qual efeito isso produz sobre aves marinhos?

clique aqui para baixar planilha em branco

clique aqui para baixar os dados de vocês

O que fazer?

Avaliação das populações nas ilhas

Fazer histograma das médias por tratamento e por grupo.  Compare o comportamento das duas populações por meio da média e variância (desvio padrão). Fazer histogramas da cada população sob cada tratamento.

Avaliação das populações nas ilhas com outras populações

Fazer histograma das médias por tratamento e por ilha.  Compare o comportamento de todas as populações por meio da média e variância (desvio padrão). Fazer histogramas para verificar seus resultados.

clique aqui para baixar dados de outras turmas

Responder

1. Existe diferencias entre os grupos sob tratamentos diferentes (olhe histogramas e as estatísticas básicas)? Existem diferencias no comportamento de populações distintas aos tratamentos?

 

 

Escreve introdução (veja artigo) métodos, resultados e discussão.  (incluia dados tabulados e histogramas)

Envia o trabalho para o professo

Envie seu trabalho em formato de word ou open office ao professor

anomnight.gif

Definições-

Hipóteses: Uma explicação temporária que pode ser avaliada

Tratamento: Nesse experimento, os tratamentos são três combinações diferentes de animais - itens alimentares, ou cenários.
1. Número médio de animais e número médio de itens alimentares
2. Número médio de animais e um número médio baixo de itens alimentares
3. Número médio baixo de animais e número médio de itens alimentares

Replicas: Cópias múltiplas ou repetidas dos tratamentos. As réplicas são importantes para assegurar que o efeito observado é devido ao tratamento e não por acaso.

O Experimento:
Durante cada tratamento, as pessoas ficarão dentro do quadrado e um número fixo de balas será lançado no quadrado.
Quatro réplicas de cada tratamento serão avaliadas.
No fim de cada réplica, se preencherá uma planilha com os dados.
Ao fim do experimento, analisaremos os dados e revisaremos a hipóteses.

Materiais:
Uma fita métrica para marcar um quadrado de 2 X 2 m.
Balas.

Métodos:
Experimento um-
Normal (50 Peças, 10 pessoas)
10 pessoas entram no quadrado. Se lança 50 peças no quadrado, e as pessoas precisam agarrar quantas peças possíveis sem sair do quadrado. Uma planilha ;Normal; é preenchida com os nomes de cada pessoa no quadrado e quantas peças conseguirem. Esse processo se repita quatro vezes.

Experimento dois-
El Nino (30 Peças, 10 pessoas)
Os mesmos métodos. Se joga as peças no quadrado, e as pessoas precisam agarrar quantas peças possíveis sem sair do quadrado. Uma planilha de El Nino; é preenchida com o nome de cada pessoa no quadrado e o número de peças que conseguirem. Se repita esse processo quatro vezes.

Experimento três-
Após El Nino (50 Peças, 7 pessoas)
Os mesmos métodos. Se joga as peças no quadrado, e as pessoas precisam agarrar quantas peças possíveis sem sair do quadrado. Uma planilha Após do El Nino é preenchida com o nome de cada pessoa no quadrado e o número de peças que conseguirem. Se repita esse processo quatro vezes.

Extra! O que e aptidão?

1- Avaliação do aptidão

O aptidão é individual.  Por isso, compare por tratamento o número de vezes que você ganou a seu colega um por um.  Apresentar dados em forma de matriz , uma matriz por tratamento(veja exemplo).  Responde, o aptidão é constante?  O aptidão varia por tratamento?  Os mais aptos sempre são os mais aptos.  Escreve seus resultados junto com a segunda parte ao lado. 

 

o

Ganha

Ganha

Ganha

balas

Nome

João

Maria

Mineiro

Ganha

João

-----------

1

3

Ganha

Maria

3

--------

1

Ganha

Mineiro

1

3

------